Escolher um patins pode ser desafiador, existem várias modalidades e estilos de patinação, cada um com produtos de diferentes características e especificações técnicas.
Por isso, preparamos esse guia completo (sem tentar te vender nada). Se você quer fazer a escolha certa na hora de comprar um patins, ou apenas entender um pouco mais sobre cada estilo, vem com a gente.
Disposição das Rodas do Patins

A primeira grande divisão que precisamos fazer em termos de patins é sobre a disposição das rodas, que pode ser em duas linhas formando um quadrilátero (imagem da esquerda) ou em uma única linha (imagem da direita)
Patins Inline (ou Patins Roller)
Como o próprio nome já diz, esse é o patins que tem as rodas dispostas em uma só fileira. Uma única linha. Isso vai fazer o patins responder melhor aos seus movimentos, pegar (e manter) velocidade mais fácil, facilitar manobras, mas também vai exigir mais equilíbrio e prática.
A bota, as rodinhas, os sistemas de amortecimento podem variar bastante em material, altura, rigidez, dependendo do uso (mais a seguir). Esse patins pode, ou não, ter freio no calcanhar.
Tudo isso faz do inline especialmente eficiente (e divertido) para deslocamentos urbanos e prática esportiva casual.
Patins Quad (ou Patins de 4 rodas)
Sabe aquele patins com um visual mais vintage, com quatro rodinhas, duas na frente e duas atrás? Esse é o Quad.
Esse patins vai te dar uma base super estável – é como se você estivesse realmente em pé no chão. A sensação de equilíbrio é completamente diferente de um patins roller.
A principal utilização do patins de quadro rodas é a patinação artística. Ele também pode ser utilizado para um percurso urbano ou um fitness casual no parque, mas ele brilha mesmo nas danças e coreografias.
Modalidades
É aqui que começamos a ter um mar de opções e isso é sensacional. O patins é um esporte com várias aplicações, várias modalidades e espaço para todo mundo.
Patins Urban

Esse é um patins feito pra andar na cidade. Isso significa muitas vezes interagir com os obstáculos da cidade, como por exemplo saltar buracos, saltar da calçada para a rua e vice versa e subir ou descer escadas. Ele normalmente tem rodas de tamanho médio e bota rígida, oferecendo a estabilidade agilidade ideais para lidar com o caos das ruas.
Em primeiro lugar, existe uma questão estrutural mesmo. Ele é um patins mais robusto, você vai poder simplesmente pular um buraco com a tranquilidade de aterrizar bem logo depois.
Em segundo lugar o conforto e a estabilidade que a bota rígida traz é incomparável se você pretende andar no asfalto. Existe uma certa “trepidação” patinando em ruas, calçadas e demais ambientes urbanos. E é muito mais confortável fazer isso em botas rígidas pois você vai sentir um suporte adicional para o seu tornozelo.
Patins Slalom

Esse é o patins para quem curte fazer aquelas manobras que exigem um controle e um “reflexo” maior. Aqui em São Paulo, a qualquer hora que você passar pela marquise do parque Ibirapuera é provável cruzar com um grupo de patinação desviando de cones, fazendo zigue-zague muito rápido, entre outras várias manobras. O patins Slalom é feito especialmente pra isso.
Ele é um pouco mais leve e isso acaba facilitando a reação. Além disso, normalmente esse tipo de patins tem suas rodas das pontas um pouco menores que as do meio, gerando propositalmente uma curvatura na linha das rodinhas.
Eu definitivamente não indicaria esse patins para quem pensa em andar na rua. É um patins que prioriza precisão e controle. Se você vai andar em superfícies mais “regulares”, ele vai ser uma delícia nos pés, mas isso não é a realidade das ruas de uma cidade.
Para quem já tem alguma experiência e gosta da proposta do Slalom, esse patins abre a porta para um nível técnico e artístico novo.
Patins Street

O patins street (conhecido também como agressive) é voltado para manobras, como deslizar em corrimãos, “surfar” em quinas, dar saltos em pistas de skate e muito mais.
Para isso, ele conta com uma configuração toda diferente, começando pela base, que é fabricada, é claro, em metal (normalmente alumínio) e possui um “espaço vazio” no centro (vide imagem) parta facilitar slides e grinds.
As rodinhas são menores que as de outros patins para favorecer a estabilidade, em detrimento da velocidade. A bota é necessariamente rígida e de material resistente, como o poliuretano, para fornecer o controle necessário para a execução das manobras.
Speed

O patins speed é focado em velocidade e desempenho. Não é só sobre alcançar velocidades maiores mas também sobre como preservar elas por mais tempo, com menos impulso.
A característica mais marcante é o boot baixo, que te dá mais amplitude para se movimentar. Normalmente ele vai ser feito de algum material mais resistente, como a fibra de carbono e vai possuir um formato um pouco mais aerodinâmico.
Nesse patins, é comum ver opções com 3 rodas de grande diâmetro, tipicamente entre 100mm e 125mm. Estas rodas maiores oferecem melhor rolamento e mantêm a velocidade por mais tempo. Isso pode ser muito útil, não só para correr, mas para percorrer grandes distâncias com menos esforço.
Fora isso, normalmente esse tipo de patins vai possuir um rolamento mais top, em linha com a proposta de preservação de energia.
Conclusão
Existem diversas variações dentro de especificações dentro de cada estilo, mas o importante é entender os pontos chave e a proposta base de cada modalidade. Com isso, você provavelmente já tem uma boa ideia do que gostaria de fazer.
Lembre-se: a sua segurança é prioridade. Utilize equipamento de proteção sempre, especialmente se você está iniciando no mundo da patinação.